Seu negócio online em 5 passos

Seu negócio online em 5 passos

Acualmente os negócios online têm ganhado um grande espaço no mercado. E, com isso, cada vez mais as pessoas têm sido atraídas para o empreendedorismo digital.

Com tantas possibilidades, é comum se perder e não saber por onde começar com o empreendedorismo digital. Para te ajudar, reunimos 5 passos para ter um negócio online

Determine um investimento

Todo negócio precisa ser calmamente planejado para alcançar o sucesso, então invista tempo na etapa de planejamento.

Nessa fase é muito importante pesquisar os tipos de produtos oferecidos nesse vasto mercado, para então determinar onde investir.

Por outro lado, é necessário definir quais serão os produtos que você oferecerá.

Em conjunto com esse momento de decisão, e muitas vezes até mesmo antes de escolher o que vender, é preciso definir quem será o seu público-alvo, do que esses possíveis clientes gostam.

Ainda mais, sabendo disso vai ser muito mais simples fazer uma seleção de produtos para vender em sua loja.

Define o seu tipo de negócio

Agora que você já sabe em qual nicho irá atuar, é hora de decidir qual será o seu tipo de negócio.

Contudo, mita gente acredita que a única forma de empreender na internet é por meio de lojas virtuais, mas isso não é verdade.

Entretanto, tu podes oferecer outros serviços, como consultoria, contabilidade, dentre outros. Isso é possível por um site ou até mesmo usando as suas redes sociais, por exemplo.

Agora, uma grande possibilidade para a maioria das pessoas é a criação de produtos digitais. Afinal, todo mundo tem algo para ensinar.

Portanto,  são muitas opções, o ideal é fazer uma boa análise e escolher o que mais se adéqua às suas necessidades e rotina.

Define o seu Público Alvo

Especificar apenas um público-alvo não é garantia suficiente de que essas pessoas irão, de facto, comprar o que você estiver a vender.

Sobretudo, é preciso fazer um profundo mapeamento de seu público para conhecer quais são os hábitos, comportamentos e até mesmo em quais períodos essas pessoas estão dispostas a gastar.

Conhecer a fundo o seu público-alvo permite focar os esforços para agradar os clientes, investindo em propagandas criativas específicas para eles.

Conheça o marketing digital

Esse é o passo mais importante para ter um negócio online, é importante conhecer os principais meios de divulgação do seu negócio ou produto.

Portanto não basta ter uma boa ideia e investir tempo e recursos em um negócio se isso não vai alcançar alguém.

Pior ainda é se você conseguir alcançar as pessoas, mas não fazer ideia de como transformar um público em um cliente.

Conhecendo o marketing digital, você saberá exatamente como atrair o público certo, converter essas pessoas em potenciais clientes – ou leads -, transformar esses leads em clientes e, por fim, fidelizá-los.

Aprendendo sobre marketing digital, você saberá exatamente como buscar pelas pessoas certas para o seu tipo de negócio, construir a sua audiência, criar um relacionamento real e de autoridade com esse público e convencê-lo de que o que você está a vender vai suprir as suas necessidades.

Procure investir em serviços de publicidade paga, como o Google Adwords ou o Facebook Ads, crie uma presença assídua nas redes sociais, onde poderá trabalhar a imagem da sua marca e construir uma comunidade, envie emails, por exemplo com o Mailchimp, com novidades ou a anunciar promoções, aposte em SEO (Search Engine Optimization) e crie um site ou uma loja virtual para partilhar conteúdo sobre a sua marca.

Invista em segurança

Junto com o crescimento das vendas online, cresce também as temidas fraudes pela internet.

Para que seu cliente esteja seguro de comprar em sua loja e possa confiar que os dados financeiros fornecidos durante o ato não serão divulgados, é preciso investir em segurança.

Isso pode ser conseguido com certificados de segurança digital, como o SSL (Secure Sockets Layer), que funcionam como uma proteção para os dados que o cliente fornece em seu site através da criptografia dos mesmos.

Também existem os selos de segurança disponibilizados pelas empresas que intermediam os pagamentos.

O importante é pensar sempre em proteger as informações bancárias de seus clientes para evitar que fraudes aconteçam.

Agora que leu os passos fundamentais e outras sugestões para lançar a sua loja online, leia outro nosso artigo:

Conheça 3 grandes erros que fazem as pequenas empresas não alcançarem o sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

 


Edmilson Pinto, estudante de Engenharia Informática, Web designer, responsável pela área técnica da empresa Bwevipnet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *