O que é presença digital e como usá-la a favor da sua empresa

O que é presença digital e como usá-la a favor da sua empresa

Ter uma presença digital é muito mais do que possuir um domínio na web e um perfil em uma rede social com uma atualização semi-frequente.

Presença digital é a maneira como a sua marca se posiciona e utiliza os meios digitais para se mostrar relevante, confiável e incentivadora de um relacionamento com os consumidores.

Apesar de ser um conceito um pouco amplo, é um diferencial empresarial em tempos onde antes de fazer qualquer compra as pessoas buscam na internet por informações, opiniões e possibilidades.

Ao fim de um plano de marketing digital, um dos objetivos pode e deve ser um posicionamento digital mais consolidado.

A construção de uma marca na rede, entretanto, exige um trabalho contínuo e persistente.

Uma vez conquistada a posição que você almeja, é necessário seguir neste processo para que se mantenha e sempre se aprimore.

 

Os quatro pilares de uma presença digital

Na construção de um posicionamento digital muitos fatores entram em avaliação: o branding da empresa, a relevância frente aos concorrentes, o relacionamento com o cliente, as redes sociais, o conteúdo produzido, o design, o propósito, os valores.

Tudo é essencial na maneira como a sua empresa é vista e percebida pelo público. Separamos em quatro grandes grupos:

 

1- Conteúdo

O conteúdo é como você irá criar relevância e confiabilidade na internet. As pessoas buscam informações na rede antes de efetuar quase todas as compras, seja de serviços ou de produtos.

Mostrar credibilidade e conhecimento na sua área irá atrair o público e, consequentemente, melhorar seu posicionamento digital.

Lembre-se de que todo conteúdo criado e publicado tem de falar diretamente com a sua persona e estar alinhado com algum dos momentos de uma jornada de compras.

 

2- Relacionamento/engajamento

 

O relacionamento é fundamental para aproximar o seu público da sua empresa e, assim, aumentar a sua presença digital e a geração de leads.

É também por meio desse relacionamento que você pode obter mais informações sobre sua persona e, assim, adaptar estratégias de marketing digital para atingi-lo de forma mais eficiente.

E não para por aí: você também pode fortalecer um relacionamento com seu cliente e fazer com que ele siga comprando os serviços e produtos da sua empresa. As possibilidades são infinitas!

Um bom meio de intensificar esse relacionamento é através das redes sociais ou por meio do e-mail marketing. Nas redes sociais é importante verificar onde o seu público-alvo está e qual a melhor linguagem para chegar até ele.

No entanto, é essencial lembrar que relacionamento não é apenas falar sobre o seu produto ou divulgar os seus conteúdos: é se comunicar com o público.

 É necessário ter alguém para ouvir e responder sempre que for acionado, assim como incentivar a interação e o engajamento.

 

3- Plataforma user-friendly

 

Os seus produtos são criados para uma pessoa, certo? Pode parecer loucura, mas é importante não perder isso da mente.

Por isso, quando criamos um site, temos de pensar na maneira de transformar a experiência dela na melhor possível, afinal queremos que nosso público entre em contato com a empresa.

A plataforma deve, sim, ser focada na conversão de visitantes em leads, mas não pode deixar de lado a usabilidade e a navegabilidade.

 Uma boa experiência para mobile também é essencial, uma vez que não só as pessoas estão usando cada vez mais os dispositivos móveis, como também é critério para ser melhor

Encantar um cliente passa por toda a experiência – desde a descoberta até o pós-venda. E isso é demonstrado de forma bem intensa no momento que ele efetivamente vai efetuar a compra no seu e-commerce.

Um cliente satisfeito facilmente fala sobre o seu produto para outras pessoas e até o defende. Já pensou nisso?

 

4- Posicionamento/branding

 

O posicionamento da sua marca deve estar intimamente ligado ao público que você quer atingir.

Mas não é porque você está em múltiplos canais, que deve ter múltiplas personalidades.

Todos os conteúdos e ações devem estar alinhados no mesmo discurso. De nada adianta um Facebook todo moderno, com ótima interação e um e-mail de um cliente não receber resposta.

 

Gerir corretamente a marca da sua empresa é essencial para estabelecer um posicionamento digital forte e relevante na internet.


Edmilson Pinto, estudante de Engenharia Informática, Web designer, responsável pela área técnica da empresa Bwevipnet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *