Criar Loja Virtual ou Loja Física?

Criar Loja Virtual ou Loja Física?
Montar loja virtual é uma tendência que veio para ficar, mas ainda não podemos desconsiderar o poder de um bom atendimento físico, e da experiência presencial do cliente com um produto.

Criar Loja Virtual vs Loja Física

Exemplo de compra online

Compras em uma loja virtual

Fazendo uma rápida pesquisa no Google, confirmamos o crescimento acelerado do comércio digital no mundo, porém, isso não significa que as lojas tradicionais chegarão ao fim, apenas existe uma nova maneira de estar no mercado.

No entanto, lojas físicas e digitais de uma mesma empresa podem coexistir de uma forma complementar, afinal a experiência do produto “ao vivo” ainda é muito importante.

Listamos algumas opiniões a respeito das vantagens de criar loja virtual que, somados ao seu conhecimento, certamente podem ajudá-lo a chegar a uma conclusão mais satisfatória.

1) HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Nesta questão não restam dúvidas: loja virtual leva vantagem por funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Basta que seu cliente possua acesso à internet e sua hospedagem de site esteja funcionando corretamente, sem problemas com o seu provedor de serviço.

2) CUSTOS DE UM ENDEREÇO FÍSICO E VIRTUAL

Criar loja virtual é muito mais barato que montar uma loja física. Visto que, na física, paga-se o arrendamento do espaço; na virtual paga-se mensalmente a hospedagem, e anualmente o domínio. Na física paga-se um arquiteto, pintor e outros profissionais da área;  na virtual paga-se uma agência ou um profissional da área que consiga criar um site funcional para o seu negócio.

De uma maneira geral, é muito mais barato ter uma loja virtual acertando seu público-alvo.

3) ÁREA DE ATUAÇÃO E ABRANGÊNCIA

Mais uma questão que inegavelmente criar loja virtual leva vantagem. Pois ela está disponível o tempo todo na internet para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, é possível comprar sem se deslocar de sua casa. Existem grandes lojas virtuais que alcançam grande parte do mundo e outros que focam em cidades e regiões. O fato é que para uma expansão territorial você não precisará de um novo endereço.

4) ATENDIMENTO E SUPORTE

O digital encurta espaços, mas ainda é muito difícil substituir o contato pessoal. Claramente, muitos que trocam as lojas digitais para comprar em lojas físicas preferem o atendimento presencial. No entanto, o mundo online vem apresentando seu aspecto humanizado através de plataformas de atendimento cada vez mais personalizados. Seja via e-mail, bate-papo ou conferências.

5) COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO

O simples fato de você abrir uma loja não significa que terá um bom resultado em vendas, isso também vale para a internet. No entanto, as lojas virtuais possuem uma vantagem nesse quesito, as formas de divulgação e promoção online são mais rentáveis e mensuráveis do que as tradicionais. Essa forma de publicidade somada a praticidade de compra online pode resultar num grande sucesso.

6) TENDÊNCIAS E FUTURO

É de conhecimento geral que as lojas virtuais vieram para ficar. Possivelmente o modo que conhecemos isso hoje seja alterado, mas o fato de pessoas comprarem produtos pela internet tende a se intensificar.

Conclusão

O e-commerce já é uma realidade e com o passar do tempo será otimizado e intensificado, isso não significa a completa ruína do das lojas físicas, mas sim uma nova forma de comércio, uma maneira hibrida de experiência do usuário, utilizando de formas digitais e presenciais para consumir.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *